quinta-feira, 8 de maio de 2014

CEB na UFRPE é Marcado Por Avaliação Negativa da Gestão "Mais Vale o que Será"

CEB foi marcado pela participação dos Diretórios Acadêmicos, apesar  de não haver uma boa divulgação


Dia 8 de Maio de 2014 ocorreu na sede da UFRPE em Recife um Conselho de Entidade de Base (CEB) convocado pelo DCE-UFRPE (gestão Mais Vale o que Será). Na pauta os informes gerais, o debate sobre conjuntura, eleição do DCE e prestação de contas da gestão. Tudo estaria bem, não fosse o fato do CEB não ter conseguido aprovar absolutamente nada, além de uma nova data para outro CEB, mesmo com a possível condição de haver uma greve por parte dos docentes da UFRPE.  
O fato é que, logo de início, a mesa organizadora do conselho, burlando a pauta aprovada pelos 20 DAs presentes ao evento entre a sede, UAG e UAST, colocou no ponto de conjuntura a proposta de PRORROGAR a gestão do DCE por mais seis meses sem haver tido o espaço para a avaliação da atual gestão pelos Diretórios presentes. Além disso, a falta de condução nos trabalhos bem como a imposição da mesa, não abrindo espaço para o plenário colocar as suas propostas e encaminhamentos marcaram toda a reunião.
Para Rita silva, presidente do DA de Letras da UAST “fazer um CEB sem a participação do interior é algo inaceitável”, questionou sobre o fato dos Diretórios de Garanhuns e Serra Talhada não terem sido convocados. Já a vice presidente do DA de Medicina Veterinária da UAG, Meri Rodrigues, “simplesmente não foi levada em consideração a necessidade de se fazer lutas em toda a universidade por parte da atual gestão do DCE”. Para ela a postura da atual diretoria se limitou a fazer uma meia autocrítica por simplesmente não ter feito nenhuma luta específica nas duas unidades do interior, indo apenas nas aulas magnas da UFRPE.
Mesmo com a proibição por parte da mesa de avaliar a gestão do grupo “Mais Vale o que Será” o movimento Resistência levantou a questão. A falta de prestação de contas, a ida ao interior, o não cumprimento das propostas levantadas durante a ultima campanha e o fato de, se quer, haver representação nos conselhos superiores da UFRPE por parte do DCE foram duvidas colocadas na mesa para serem respondidas.
No fim das contas a gestão assumiu a debilidade as frentes do DCE, alegando não ter gente suficiente no interior para tocar as lutas da entidade ou simplesmente fugiam do assunto quando eram questionados. Após várias falas dos estudantes o horário não permitiu sequer concluir o primeiro ponto da pauta, tendo sido aprovada uma nova data para um novo CEB (10 de Junho).  Hoje o DCE se encontra em um estado de paralisia, longe dos estudantes e das pautas do movimento estudantil, como p corte da gratuidade do RU da sede, os preços exorbitantes da alimentação na cantina da UAG ou a proibição de venda de lanches na UAST (que não possui RU nem cantina).



                    Definitivamente a gestão “Mais Vale o que Será” não foi!






 O próximo CEB foi marcado para o dia 10 de junho, na sede da UFRPE. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário