terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Estudantes da UAST Conquistam Abertura de Lanchonete no Campus

abertura simbólica do RU na UAST em 2012


Dia 8/12/2014 os estudantes da UAST/UFRPE conquistaram uma importante vitória na construção de sua vida acadêmica. A lanchonete da unidade, que estava pronta já fazia um tempo, e que era mais uma das obras paradas da UFRPE, iniciou seu funcionamento. Diferente de um restaurante universitário (RU) ela não vai atender a todas as nossas antigas exigências (refeição gratuita ou com um preço mais acessível) porém, já é um importante avanço, sobretudo porque a unidade sofria com um único local para se alimentar (particular) e a venda de lanches na unidade é proibido por parte da diretoria.
 No caso de “Moskitur”, motorista que leva os estudantes de Afogados da Ingazeira a Serra Talhada, e que vende lanches a preços bem em conta, mas que foi proibido, tendo que estacionar seu ônibus na entrada da unidade, onde os estudantes tinham que descer para se alimentar, tendo que se atrasar para a aula, já que o trajeto é longe.
Essa situação já foi alvo de inúmeros protestos e reivindicações por parte dos estudantes. Em 2012, durante a greve das federais, foi pauta de discussões, além dos inúmeros abaixo assinados, idas e vindas nas rádios e blogs da cidade e região bem como diversos atos de abertura simbólica do RU na unidade.

Agora, depois da boa notícia, resta a luta pela conquista definitiva de um RU para a unidade, já que sabemos que nem todos os estudantes tem condições financeiras suficientes para se alimentarem todo dia em lanchonetes, além do fato de um salgado não ser um dos alimentos mais nutritivos e saudáveis.

a luta por um restaurante universitário para o interior é antiga na UFRPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário