sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Movimento Resistência Entrega Carta de Reivindicações ao Vice-reitor

Movimento Resistência entrega carta aberta ao Vice-reitor da URFPE durante a aula magna da UAST



Em visita a unidade Acadêmica de Serra Talhada, para a cerimonia da aula magna do semestre de 2013.2 o vice-reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, reuniu-se com o movimento Resistência, onde se discutiu reivindicações importantes, pautadas pelo movimento na UAST. Entre os assuntos discutidos, três ganharam mais destaques: a situação da proibição de lanches na unidade, as obras paradas e a internet.
A situação da alimentação dentro do campus de Serra Talhada é preocupante. De um lado todo tipo de comercialização foi proibido por parte da direção da unidade, alegando ser proibida a venda na instituição por ser uma área federal, o que tem causado revolta por parte dos estudantes, e, por outro, a única lanchonete que funciona tem fechado mais cedo à noite. A mesma é particular. A UAST não possui Restaurante universitário e o caso de “Moskitur”, motorista de Afogados da Ingazeira já é conhecido por todos: ele foi proibido de comercializar lanches dentro de seu ônibus, pelo mesmo está “dentro das dependências da universidade”.
Sem um local pra se alimentar, os estudantes contam com a ajuda de “Muskitur”, porém, tem que andar até a saída da UAST para se alimentar. Os estudantes não aceitam tal argumento colocado pela direção e pela reitoria, uma vez que, na sede, há o livre comércio de mercadorias dentro da universidade. O que mais se vê na sede são vendedores de picolé ou sorvete, sanduiches ou outro tipo de alimento, circulando pelas dependências da universidade. Além disso, os lanches de “Moskutir” são comercializados dentro de seu veículo e não há qualquer tipo de sujeira na universidade por conta desse comercio. Fora o mesmo ser uma necessidade urgente.  
Sobre a reivindicação de liberar a comercialização na unidade, o vice-reitor apresentou a visão da universidade, apresentou a presentou a proposta de colocar quiosques para venda de alimentos no campus e confirmou que o RU da UAST está no orçamento da universidade para 2014. Outras colocações importantes foram feitas pelo professor, como a situação das obras paradas e da internet, que, segundo ele, estaria na pauta da reitoria a melhoria na internet na UAST.

Ao fim da reunião foi entregue uma carta do movimento Resistência endereçada ao MEC e a reitoria com os principais desafios para a unidade. A carta foi feita depois da solicitação do movimento Resistência ao MEC em março, quando a presidente Dilma veio à cidade e entregamos uma carta solicitando uma audiência com o ministério da educação. Dia 5 de Novembro a reitoria irá se reunir com o movimento Resistência na UAST para discutir a carta que entregamos a presidente em março. Vamos em frente que ainda há muito que se fazer.  Só conquista quem luta.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário