sábado, 26 de outubro de 2013

Livro de Darcy Ribeiro Traz Um Debate Sobre o Papel da Universidade no Brasil



Capa do Livro, disponível nas bibliotecas da URFPE

     Se estivesse vivo Darcy Ribeiro estaria completando 91 anos hoje. Nascido em 26 de outubro de 1922 em Montes Claros, Minas, formou-se em antropologia em 46 e logo se dedicou ao estudo profundo da realidade dos povos indígenas de nosso Brasil, assim como a educação e o ensino em nosso país. Junto com Anísio Teixeira (um dos maiores educadores de nossa história) elaborou o projeto da Universidade de Brasília, tornando-se seu primeiro reitor. O projeto para a UNB era que a mesma se se torna um modelo de universidade para todo o Brasil, veio e golpe de 64 e mudou todo o rumo da instituição.
     O regime militar acusava diversos professores de terem tendências Marxistas e subversivas. Exilado, Darcy vive no Uruguai. De volta ao Brasil dedica-se de vez a causa social, junto de Leonel Brizola desenvolve vários projetos nessa área. Em maio de 84 é eleito o novo reitor da UNB, Cristovam Buarque, onde, na ocasião, Darcy Ribeiro faz seu pronunciamento passando o cargo para o novo reitor, que se tornou conhecido como “Universidade Para Quê?”, onde ele trouxe um debate sobre os rumos no ensino no Brasil e como a universidade deve seguir, na construção de um país verdadeiramente livre e soberano.
     De fácil assimilação e com uma linguagem direta, franca e aberta, Darcy traça um paralelo com os planos que havia antes do golpe de 64 e como ele via a missão das universidades brasileiras. Impossível ler esse texto sem comparar com a atual situação de nosso ensino. Uma boa leitura e está disponível em nossas bibliotecas da UFRPE. Darcy Ribeiro faleceu em 17 de fevereiro de 97, deixando uma vasta obra acadêmica, científicas e romances.  
  



conheça um poucomais sobre a história da UNB:

                           http://www.unb.br/unb/historia/resumo.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário