quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Greve Estudantil no Departamento de Zootecnia. Enquanto não climatizar, o D.Z. vai parar!

Estudantes de zootecnia em frente ao Departamento.
O ano de 2014 não poderia começar da melhor forma! Estudantes indignados com as péssimas condições estruturais Departamento de Zootecnia (D.Z.), e cansados de promessas e mais promessas, decidem paralisar suas atividades na primeira semana de aula. Desde janeiro de 2013, que o problema estrutural do DZ vem se agravando. Os estudantes enfrentam salas sem climatização, prédio sem banheiro para banho, laboratórios sucateados, falta de apoio didático, tendo em vista que até o diretor de departamento, se encontra sem secretária. Tudo isso só comprova o quanto abandonado está o D.Z. e quanto é importante a mobilização e luta daqueles que compõe a maioria do curso, os estudantes.

Oficina de Cartaz.
Após passagem em sala, ouvindo os estudantes e professores, o Diretório Acadêmico Arlindo Botelho, gestão Nação Zootecnia, apresentou a proposta de paralisação das atividades acadêmicas. A proposta foi aceita não só pelos estudantes, como também, obteve o apoio de professores, coordenação e diretor de departamento do curso. Com isso nos dias 07 e 08 de janeiro, o D.Z., estava oficialmente paralisando.
Durante a amanhã da terça feira (07/01), os estudantes de zootecnia, liderados pelo Diretório Acadêmico e com o apoio do Movimento Resistência colocaram em prática com muita alegria e agitação política uma nova forma de aprendizado, a luta. Após  oficina de cartaz, saímos em passeata até o prédio da reitoria para entregar a carta de reivindicações. Fomos recebidos pelo Vice-reitor Marcelo carneio Leão, na sala de espera da reitoria, pois, foi alegado pelo mesmo, que a Reitora Maria José de Sena, não se encontrava. 

Estudantes de zootecnia ocupando a reitoria da UFRPE
Após leitura da carta de reivindicações e falação do vice-reitor, que mostrou apenas justificativas burocráticas a respeito do não cumprimento da promessa feita por ele e pela reitora no fim do ano de 2013, onde os mesmo confirmaram durante a “reitoria itinerante” que na volta as aulas (06/01/14) o DZ estaria climatizado e com salas modelo padrão em todas as turmas. O alegado pelo vice-reitor, foi que por motivos de licitatórios e de atrasos com as empresas, as salas não poderiam sem climatizados no momento e o mesmo, não poderia ser irresponsável de nos garantir uma data de entrega. Não teríamos prazo para termos nossas salas climatizadas e equipadas.
Estudantes ocupando a reitoria da UFRPE
Por meio de intervenções dos estudantes, foi decido que a paralisação não seria mais durante os dias 07 e 08 de janeiro. Seguiríamos agora, em GREVE, até que a reitora no atendesse e que nos apresentasse oficialmente por meio de documento escrito, onde a mesma confirmasse os prazos para o cumprimento de nossas reivindicações.  Também foi aprovada, a desocupação da reitoria, já que se fazia necessário uma nova assembleia estudantil para deliberar nossas novas tarefas. No dia 08/01, em assembleia geral dos estudantes de zootecnia, foi aprovado que os estudantes de zootecnia permanecerão em greve, até que suas reivindicações sejam atendidas!

ocupação da reitoria da UFRPE.
O Movimento Resistência parabeniza todos os estudantes de zootecnia e seu Diretório Acadêmico, que mostraram o quanto importante é nossa luta e que só por meio dela, garantimos conquistas. Não podemos permitir que nossa formação profissional seja ainda mais prejudicadas pela falta de estrutura e escutarmos apenas promessas e justificativas burocráticas para os problemas. Seguiremos apoiando e colaborando com cada estudantes, mostrando que a melhor maneira de educar o povo, é por meio da luta!


Saudações de luta estudantil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário